segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Vinicius de Morais e Barack Obama

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes (RJ, 1913 - 1980) foi um diplomata, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
   Poeta essencialmente lírico, o "poetinha" (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos, forma poética que se tornou quase associada ao seu nome. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música.


Barack Hussein Obama, Jr. (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, atualmente senador pelo estado de Illinois. Obama é o único senador negro na atual legislatura.
   Obama é presentemente o candidato do Partido Democrata a eleições presidenciais de 2008, tendo formalizada sua candidatura em 4 de junho de 2008.








Elves Presley influenciu uma geração com suas músicas.
Tom Jobim é um dos marcos da Bossa Nova, influenciando o ritmo no Brasil e no mundo.
Legião Urbana influênciou uma geração de cópias mal feitas.


    É certo que os pais influenciam os filhos, podem até não ser o fator x da questão mas representam grande parte do cálculo da vida.
    Quando tinha apenas 16 anos a mãe de Obama, a Srª Stanley Ann Dunham estava passando um tempo em Chicago e sem a vigilância dos pais resolveu assistir o primeiro filme estrangeiro de sua vida, o filme era uma adaptação do francês Marcel Camus da peça Orfeu da Conceição de Vinicius de Morais, os atores eram negros e a trama se passava no Carnaval do Rio, a trilha sonora era a gema da Bossa Nova.
    Ela saiu do cinema flutuando, amou tudo, o país tropical, os negros exóticos, as músicas encantadas e quando tinha 18 anos já morando no Havaí em uma aula de Russo, ela "branca como o leite" encontra o seu "Orfeu, Negro como a meia-noite", ela ficou grávida,casou-se e três anos depois já estava separada.
    A trajetória da Srª Dunham talvez tenha sido embalada pelos sonhos que aquela outra vida no Kansas lhe negava."Uma vida quente, sensual, exótica, diferente". Como escreveu Obama em sua autobiografia.
    Então se não tivesse Vinicius de Morais escrito a peça Orfeu da Conceição, talvez o negro Barack hussein Obama,filho de um Queniano mulçumano, não fosse esse homem culto e de fibra que foi o primeiro homem negro a concorrer à Casa Branca depois de 389 anos(desde de que os negros chegaram a América inglesa).


3 comentários:

flaviohms disse...

É, ainda tem gente que fala do nosso pais como apenas uma mera nota de roda-pé na historia desse pálido planeta azul. e da-lhe Brasil.

Breno C. disse...

Não adianta o que eu acho mais foda é o noem dele ter Hussein...
Mas não sabia dessa história, deve ser por isso que ele gosta tantop do Brasil, a ponto de querer a amazonia como territótio mundial (irônia).

Alessandra Castro disse...

Olha, ia morrer sem saber disso. Deveras interessante mesmo tal ligação. ;)